Get Adobe Flash player

Psicologia

Psicologia (Revista 2) - 23/10/2008

Caminhos de intervenção
A origem da (palavra "PSICOlQGIA")
A palavra "Psicologia" tem uma origem grega e quando finalmente foi criada, no séc. XVI, tinha como objecto de estudo a alma e daí ser designada de "ciência do psíquico".
Algo de muito diferente do que se pensa hoje Considerando a Psicologia como a ciência que estuda o comportamento do Homem em qualquer situação do dia-a-dia, facilmente se pode admitir que a. sua área de estudo é muito ampla e variada.

Com efeito assim o é. O Mundo da Psicologia começa agora a ser descoberto e muitos domínios estão a aparecer e a revelar-se como verdadeiras contribuições para o auxílio da compreensão do funcionamento humano.
É com o objectivo de explicarmos melhor os "campos da Psicologia", que falaremos sobre os seus principais domínios e sub-domínios, as suas ideias e aplicações.
Assim podemos considerar que os principais domínios da Psicologia são:

A Psicologia de Orientação Escolar e Profissional
Este é um domínio da Psicologia designado, muitas vezes, da "Psicologia dos testes", no entanto, nem só de testes se trata. Esta área tem como objectivo orientar e aconselhar não só os jovens, que estão a tomar decisões acerca do . seu futuro, mas também auxiliar aqueles que estão a enfrentar transições na sua vida como, por exemplo, uma mudança de emprego ou a reforma.

Assim, no aconselhamento (que pode, por exemplo, ocorrer quer nos Gabinetes de Apoio Psicológico existentes em algumas Escolas Secundárias, quer no Instituto de Emprego e Formação Profissional) não se aplicam apenas os testes psicológicos mas auxilia-se a pessoa a descobrir os seus interesses, informando-a acerca das oportunidades no meio escolar e no mundo profissional. Tudo isto para que possa tomar uma decisão de acordo com aquilo que considera melhor para si, naquele momento. É de salientar que, ninguém toma as decisões pela pessoa, este é apenas um processo de ajuda.
A Psicologia Social

Se pensarmos no Homem como um ser que vive em sociedade e que estabelece relações (reguladas por normas e regras) com todos os outros indivíduos, facilmente nos apercebemos qual é o campo da Psicologia Social: o estudo/análise de todas as redes e fenómenos sociais a que o Homem está submetido quando se comporta em sociedade ou quando está envolvido em organizações (por exemplo, as empresas). Podemos a título de curiosidade referir alguns assuntos que a Psicologia Social estuda e que são a Sexualidade e as relações íntimas, a Atracção Interpessoal " o Conflito e as Relações intergrupais, as Atitudes, a Influência Social e as Crenças.


  • Facebook: 100010063560908
  • YouTube: MydoctorClinic

Conselhos de saúde do Prof. Carvalho Neto.