Get Adobe Flash player

Ainda... sobre os intestinos

Revista n.º 12 - Ainda... sobre intestinos - 24/07/2008

Ancestralmente reconhecida como prática naturologista a limpeza do cólon é para muitos naturopatas um método imprescindível no tratamento da doença crónica. A Medicina Alternativa entrevistou Maria João, uma das especialistas que implementaram o método da Hidroterapia do Cólon no nosso país em 1995 e que é um grande contributo para apoio dos doentes em geral.
M.A. - Maria João, o que é a Hidroterapia do cólon? Técnica na qual é uma especialista.
 
M.J. - A Hidroterapia do cólon ou Hidrocólon é uma técnica mundialmente conhecida e praticada em milhares de clínicas e hospitais, mas que em Portugal ainda é desconhecida. Levando em conta que só existem seis equipamentos a trabalhar em Portugal e como todos estão a trabalhar bem, pouca publicidade se tem feito. Mas respondendo à sua pergunta, a Hidroterapia do Cólon, como o seu nome indica é um método de limpeza do intestino grosso, tipo clister mas mais sofisticado e que beneficia não só o paciente em caso de doença, mas também prevenindo a doença quando realizado como prevenção.
 
M.A. - Pelo que depreendemos, a Hidroterapia do Cólon é introduzir água no intestino, mas não será perigoso?
 
M.J. - Claro que não. Nunca aconteceu nada que prejudicasse o doente. Quando realizado por quem sabe. Como todas as terapêuticas têm as suas contra indicações; pelo que o técnico trabalhe com o equipamento tem de ter formação específica. Se assim não for, pode colocar em risco a vida do paciente. Mas isso também acontece com a electroterapia, se for aplicada por leigos, concerteza que o doente pode morrer electrocutado.
 
M.A. - Quais os cuidados com a Hidroterapia do Cólon?
 
M.J. - Os cuidados são ter conhecimento do equipamento e do seu manuseamento, depois seguir as indicações do médico ou naturólogo na aplicação do tratamento, observar a saída dos detritos, colocar os medicamentos em função da indicação médica, realizar relatório e se for o caso disso, recolher detritos para análise.
 
M.A. - Falam que os médicos também indicam a lavagem do cólon, mas a Hidroterapia do Cólon não é exclusiva da Medicina Natural?
 
M.J. - Não, a Hidroterapia do Cólon embora fosse a Medicina Natural a que mais desenvolveu esta técnica, não pode ser exclusiva de qualquer classe porque é uma técnica universal. Como tal todos os profissionais de de saúde devem indicar este método de limpeza. Quero informar que os médicos colocados em hospitais que antes de realizarem o clister opaco deveriam indicar o Hidrocolon e depois de realizado o exame o doente deveria voltar à clínica para retirar a polpa de contraste. Além de que este equipamento também faz parte do arsenal terapêutico de termas, hospitais e centros de tratamento de toxicodependentes em vários países da Europa.
 
M.A. - Qual o conselho que deixa aos nossos leitores?
 
M.J. - Que pensem bem na sua saúde! Está comprovado que 90% da s doenças humanas são geradas no intestino grosso, pelo que uma limpeza por ano é o melhor preventivo.


  • Facebook: 100010063560908
  • YouTube: MydoctorClinic

Conselhos de saúde do Prof. Carvalho Neto.