Get Adobe Flash player

QuiropraticaO que é a Quiroprática?

A quiroprática é a arte de utilizar as mãos como ferramenta principal para ajustar as articulações, ou seja, “to fix” como dizem os quiropráticos americanos.

A quiroprática foi descoberta e desenvolvida pelo Dr. Palmer, Naturopata americano, há mais de um século. Tornou-se uma prática fundamental para os americanos, que não passam sem ela. É uma das profissões mais bem sucedidas da América. Os médicos quiropráticos têm uma formação académica com o grau de licenciatura e regem-se por Associações de Classe de carácter muito restrito e sólido não permitindo intromissões de estranhos à Classe. 

A ideia básica do tratamento quiroprático é a de que a energia flui através do sistema nervoso dirigindo-se para os órgãos, comandando as suas funções. Essa energia liga o cérebro aos órgãos e deve poder fluir livremente para que as informações cérebro-órgãos sejam perfeitas. Sempre que se verificar uma sub-luxação, termo empregue pelos quiropráticos para definir um pequeno desvio articular, origina-se uma pressão sobre os nervos que atravessam a articulação originando uma consequente má função orgânica.
A principal atenção dos quiropráticos recai sobre a coluna vertebral, donde emergem todos os nervos que servem todos os órgãos.
Portanto o objectivo é libertar o sistema nervoso das pressões articulares para que a energia possa fluir sem interrupções. Para os quiropráticos este é o segredo da saúde e o seu lema é:
“Para uma boa função, uma boa estrutura.”

A quiroprática é uma uma técnica milenar que herdamos dos nossos antepassados no Oriente e faz parte da Medicina Natural Oriental, normalmente conhecida por Medicina Tradicional Chinesa.

Para os Orientais a Acupunctura em si, sozinha, não constitui um objectivo final de cura, mas sim utilizada em conjunto com as restantes práticas associadas, Fitoterapia Oriental, Moxibustão.
A Osteopatia e a Quiroprática são as terapêuticas por excelência quando é necessário manipular a estrutura óssea para resolver situações difíceis  por exemplo ciáticas, hérnias discais ou nevralgias em geral. A quiroprática é no meu entender mais eficaz e está mais dentro da filosofia da medicina natural em, por considerar o homem como um todo energético, tal como a homeopatia e a acupunctura com as quais se associa na perfeição.


  • Facebook: 100010063560908
  • YouTube: MydoctorClinic

Conselhos de saúde do Prof. Carvalho Neto.