Get Adobe Flash player

Crataegus

Crataegus oxiacantha, pilriteiro ou espinheiro-alvar é um arbusto de grande porte originário da Europa, que possui flores brancas ou cor-de-rosa, e frutos vermelhos, semelhantes a pequenas maçãs que são utilizados fazer compotas e geleias. O nome Crataegus provém da palavra grega Krataigos e significa forte, tal como é a madeira resistente deste arbusto, que foi utilizado ao longo dos séculos como diurético, no tratamento de cálculos dos rins e infecções da bexiga. Só mais tarde século XIX se descobriu que as suas preparações possuem importantes propriedades cardiotónicas. De facto, os frutos e as flores desta planta são ricos em flavonóides (rutina, vitexina e quercetina), hiperósidos, e ainda proantocianidinas oligoméricas (PCO’s), compostos com forte acção antioxidante e cardiotónica, com aplicação fitoterápica.
A acção vasodilatadora dos referidos compostos, capaz de melhorar a afluência de sangue e a oxigenação dos tecidos, faz com que as preparações contendo os seus extractos sejam utilizadas com sucesso no tratamento de insuficiências cardíacas e de algumas formas de arritmia. Cardiotónico, hipotensor, anti-arritmico e sedativo, o pirliteiro pode assim ser um coadjuvante útil no tratamento de casos de arteroesclerose, hipertensão arterial, insuficiência e arritmia cardíacas, e angina de peito.
As flores ou bagas podem ser utilizadas para a preparação de infusões (1 colher de chá de preparado seco para cada chávena de chá, a tomar 3 vezes ao dia), outros preparados importantes incluem cápsulas e extractos alcoólicos (a tomar de acordo com as indicações do fabricante, ou dos seu médico ou técnico de saúde), e as doses diárias recomendadas variam desde os 3 g de flores ou bagas secas a 0,3 a 0,5g de extracto seco (5:1) administrados duas vezes por dia.
De salientar que as fórmulas contendo esta planta estão contra-indicadas no caso de mulheres grávidas, ou a amamentar, e a sua toma deve ser submetida a vigilância técnica apropriada de modo a evitar o surgimento de efeitos secundários adversos


  • Facebook: 100010063560908
  • YouTube: MydoctorClinic

Conselhos de saúde do Prof. Carvalho Neto.