Get Adobe Flash player

Alcachofra

A alcachofra (Cyanara scolymus) é uma planta originária do Mediterrâneo que possui pétalas carnudas comestíveis e ricas em cinarina. Esta substância é a responsável pelas propriedades fitoterápicas da planta, e a razão do sucesso da sua utilização em casos relacionados com insuficiências digestivas.
A cianarina actua protegendo e regenerando as células do fígado mesmo no caso de intoxicação, promovendo a secreção biliar e facilitando consequentemente a digestão. Previne a formação de cálculos biliares e ajuda a queimar as gorduras. É ainda diurética e depurativa, facilitando a eliminação de ureia e de toxinas. Utiliza-se igualmente como hipocolesterolemiante, contribuindo para reduzir taxas de colesterol elevadas, e como hipoglicimiante, ajudando a baixar o nível de açúcar no sangue.
Desta forma, a alcachofra é tradicionalmente utilizada como adjuvante no tratamento de insuficiências hepáticas, icterícia, cálculos biliares não agravados com obstrução, hipercolesterémia, aterosclerose, males renais, afecções gastro-intestinais, como sejam vômitos, náuseas, gases, indigestão, distensão abdominal e intolerância à gordura, resultantes de uma alimentação incorrecta e ainda como co-adjuvante nos regimes de emagrecimento.A utilização dos extractos desta planta é contra-indicada no caso de pessoas com hipersensibilidade à planta, acidez estomacal, obstruções biliares e renais severas no caso de mulheres a amamentar.


  • Facebook: 100010063560908
  • YouTube: MydoctorClinic

Conselhos de saúde do Prof. Carvalho Neto.