FAQS
Introdução:
Aqui publicamos ARTIGOS e também as perguntas e respostas mais frequentes dos nossos leitores.
ARTIGOS:
A HOMEOPATIA - Confronto e Explicação
Apesar de as pessoas em geral confundirem as Terapias Naturais nomeadamente a Naturopatia com a Homeopatia, a verdade é que a Homeopatia é completamente distinta da Naturopatia e não se pode confundir.
Ambas as práticas, Naturopatia e Homeopatia servem-se das substâncias que existem na natureza, que tem efeitos curativos para tratarem os que sofrem. Porem, a Naturopatia é uma abordagem química. Quimica natural, mas ainda assim química. A abordagem pode ser externa ou interna (emplastros, banhos, aplicações, manipulações, massagens, etc..., infusões, extratos vegetais, fluidos ou secos, comprimidos, cápsulas, pós, pomadas, unguentos...). Portanto a Naturopatia é uma medicina física e química.
O Naturopata não tem portanto de ser uma pessoa de carácter espiritual, apesar de em geral ser um humanista revelando em geral algum grau de sensibilidade.
O Homeopata, esse sim, deveria em primeiro lugar ser um Humanista Espíritual, já que a sua medicina, a Homeopatia é absolutamente e completamente supra-física, espiritual se quisermos chamar-lhe assim.
Porquê?
Porque a Homeopatia prepara os seus medicamentos de tal forma que a chamada potência Homeopática, não revela laboriatalmente, átomos nem moléculas da substância que lhe deu orígem. O Homeopata vai buscar a força dos seus medicamentos nos venenos que existem na Natureza. Venenos são as substâncias que mais rapidamente podem modificar a natureza do ser que se expõe á sua acção. Depois de preparado, o medicamento Homeopatico fica sem resíduos atómicos e moleculares do veneno que lhe deu orígem, mas fica com a energia que lhe estava inerente muitas vezes aumentada, devido ao processo de potencialização característico da sua preparação.
Em verdade só se considera medicamento Homeopatico a partir da potência 12CH ou seja a Décima Segunda potência Centésimal(C) Hahnemeniana(H), ou seja preparada segundo o método do Dr. Samuel Hahnemann, o pai da Homeopatia.
A 12CH (Décima Segunda potência Centesimal Hahnemeniana) é a potência que estabelece a fronteira entre a matéria (Substância Físico Química) e a energia (mundo energético, espiritual, não físico, não químico).
Esta potência 12CH corresponde ao numero de Avogadro, conhecido de todos os cientistas , físicos, químicos , matemáticos (e internet claro) a potência 12 CH é igual a uma fracção cujo
numerador é: _____________1_______________
e o denominador é: 1.000.000.000.000.000.000.000.000
Curiosamente, só a partir desta potência é que a Homeopatia começa a mostrar resultados rápidos e eficazes no tratamento da doença.
Porém a potência normalmente mais usada pelos Homeopatas Clássicos é a 30CH. Esta é aquela que normalmente começa por mostrar mais eficácia na Doença Crónica Recorrente, onde nenhuma outra prática médica Química e Natural mostrou eficácia. Ora a potencia 30CH será como:
______________________________1_____________________________
10.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000
Em ambas as fracções considera-se o numerador _1_ como uma parte da matéria e o denominador as partes de excipiente (mistura de alcool e água destilada) em que a subtância é diluída e dinamizada. Ora tudo isto é fantástico quando com um medicamento deste tipo se consegue ver uma Pneumonía , uma Gripe, uma Cistite Bacteriana, etc...etc... debeladas em meia duzia de horas com 1 a 3 doses do medicamento Homeopatico apropriado.
Assim as perguntas são:
Como é que um medicamento sem uma única molécula, um único átomo consegue resolver com eficácia e tanta rapidez, mais rápido que anti-inflamatórios e antibióticos, na maioria das vezes sem recorrência e não menos importante sempre sem efeitos colaterais.
Naturalmente que a Homeopatia exige que se tenha conhecimento médico, para poder avaliar as patologias decorrentes, exige muito conhecimento da matéria médica, mas aqui sim é uma Arte Médica, porque o Homeopata tem de ser uma pessoa muito observadora, sagaz, intuitivo e sobretudo Humanista. Tudo isto são qualidades inerentes a espiritos evoluídos com um verdadeiro Amor pelo seu próximo a quem deseja do fundo do coração Curar. Curar definitivamente. Curar rápida, suave e permanentemente (de acordo com os parágrafos 1º e 2º do Organon da Arte de Curar, do Dr. Samuel Hahnemann).
Prof. Carvalho Neto
MD.MA. Dr Sc Hom
Pergunta:
Quando é que eu devo marcar uma consulta de Homeopatia?
Resposta:
Depende do grau de consciência que tem do seu corpo e da sua saúde. Pessoas atentas já perceberam que não podem estar a tomar nenhum medicamento químico eternamente e por isso optam pela homeopatia para curarem, leu bem, curarem, os problemas de que sofrem há muitos anos e que não conseguiram curar através dos recursos médicos convencionais. Alergias, asmas, doenças de pele, reumatismos etc… enfim todas as doenças crónicas. A Homeopatia é ainda eficaz nas doenças nervosas e esgotamentos. O tratamento agudo é normalmente debelado nas primeiras semanas dependendo do tempo de manifestação da doença e da gravidade da mesma.